Sessão 25 | David Grand e Randy Weled | Partes 1, 2 e 3
Vídeo de uma sessão de Brainspotting discutida após 18 meses.
Sessão 24 | Cura no espaço entre as palavras; explorando a interseção de Brainspotting, neurobiologia e física quântica
Brainspotting, Ericksonian Hypnosis, PNL e Psicologia Social nos ensinam a importância da metacomunicação e o poder do tom, ritmo e vários outros elementos para-verbais.
Sessão 21 | Em sincronia com o Brainspotting: A influência dos sentidos, da coerência e da variação do ritmo cardíaco na sintonia dual
Aumentar as habilidades do terapeuta para criar sintonia através de achados da ciência moderna.
Sessão 20 | O Brainspotting e a Mitologia Pessoal – o sexo sagrado
O objetivo será apresentar o Brainspotting como ferramenta para uma oficina de mitologia pessoal que trata do tema “O Sexo Sagrado”.
Sessão 19 | Trabalhando com Brainspotting e theraplay (com a teoria do apego)
Nesta apresentação vou: compartilhar o trabalho que tenho feito com o Brainspotting e o Theraplay; compartilhar a teoria Theraplay e como ela funciona com o Brainspotting; mostre como trabalhar com anexo e Brainspotting.
Sessão 18 | Brainspotting em perspectiva religiosa e espiritual comparativa
Os participantes irão: aprender como lidar com clientes com convicções religiosas / espirituais, especialmente quando as crenças do cliente diferem das do terapeuta.
Sessão 17 | Processamento emocional baseado no mindfulness (PEBM) – Uma ferramenta essencial na prática do Brainspotting
Os três pilares (componentes essenciais na estrutura funcional do BSP) são: 1. Sensação sentida da atenção à experiência somática da ativação emocional; 2. O relacionamento sintonizado, empático e que dá apoio entre terapeuta e cliente, e 3. A localização e manutenção de uma posição ocular (Brainspot).
Sessão 7 | Jonathan Ribeiro, Daniel Saito, Fabiana Souza e Carla de Andrade
Uso do BSP em caso de violência urbana e desenvolvimento de psicopatologia psicótica; Benefícios do Brainspotting em atendimentos a emergências e desastres; Braincoaching; Brainspotting reconectando a vida à sua plenitude
Sessão 16 | Como direcionar e identificar focos de processamento em Brainspotting no trabalho de orientação de pais e cuidadores
O objetivo será apresentar o modelo de Hierarquia da Programação Neurolinguística (PNL) como condutor do processo de orientação de pais e cuidadores para facilitar e direcionar a identificação de necessidades de processamento em Brainspotting, com foco na melhora do lidar com a criança ou adolescente.
Sessão 15 | Eliminação de pesadelos de incidentes de trauma usando o Brainspotting
Os participantes ganharão conhecimento sobre como e por que os pesadelos são armazenados no cérebro e no corpo e aprenderão como o Brainspotting pode ser usado para eliminar o pesadelo recorrente, aumentando assim a cura do incidente de trauma.
Sessão 14 | Brainspotting com trabalho sutural cranial osteopático para integrar o mesencéfalo ao sistema nervoso proprioceptivo
Os objetivos são explorar e ensinar a integração dos cérebros do cérebro médio com os reflexos proprioadaptativos contidos nas suturas do crânio.
Sessão 13 | Brainspotting indígena e a sétima geração
Estamos delineando/implementando um projeto de pesquisa longitudinal, qualitativo e teórico para articular o impacto atual do Trauma Histórico nos jovens IA/NA, e a capacidade do IBSP para reconciliar a constelação de sintomas de sobrevivência, guiados por caminhos epigenéticos maternos e apegos à terra de origem e a ancestrais.
Sessão 12 | Dissociação peritraumática e o Brainspotting como possibilidade de intervenção
Esta atividade oferece uma breve revisão sobre os conceitos de dissociação no campo do trauma e sua relação com transtornos pós-traumáticos.
Sessão 11 | Exercícios centrados no corpo para apoiar o Brainspotting
Eu ensino ferramentas que complementam a atenção plena do Brainspotting e ajudam os clientes a confiar na sabedoria não-verbal (subcortical) de seus corpos. À medida que aprendem esses exercícios, eles têm o poder de apoiar, acalmar e se abastecer fora das sessões.
Sessão 10 | Integrando o Brainspotting com a terapia de relacionamento imago: criando uma conexão consciente com os casais
Os participantes terão uma compreensão clara dos três principais componentes da integração do Brainspotting e do Imago Relationship Therapy: o quadro de Dual Attunement do Brainspotting e o Imago Dialogue enquanto casal e terapeuta estão em sintonia; usando sentenças enquanto o casal está frente a frente, ambos estão usando estimulação bilateral que leva ao “remetente” ou “receptor” (termos Imago) para o processamento subcortical.
Sessão 9 | Mantendo-se na cauda do cometa: o princípio da incerteza – da física de partículas à neurobiologia, à prática do Brainspotting
Os participantes aprenderão as teorias científicas da física e da neurobiologia que apoiam o “Princípio da Incerteza” do Brainspotting; observarão e farão uma reflexão sobre a aplicação do Princípio da Incerteza na prática clínica.
Sessão 4 | Foco e sintonia: o poder do Brainspotting em grupo
O objetivo será ministrar orientações sobre diferentes formas de se praticar Brainspotting em grupo de adultos, de modo a voltar-se para realidades institucionais, e outras onde profissionais tenham que atender um público maior em um intervalo menor de tempo, sendo inviável a prática clínica individual.
Sessão 3 | Grounding: um ingrediente chave para o Brainspotting
Os objetivos serão fornecer aos participantes: a definição de aterramento; pontos usados durante o Brainspotting; métodos experienciais de ancoragem, começando da sessão para movimentos e processos mais ativos para fazer dentro e fora da sessão.
Sessão 2 | BSP e imagens: uso de “Picture Gazing” para equilibrar o SNS-PNS e melhorar a sintonização
Os participantes estudarão o uso de imagens para aumentar a ativação e, inversamente, para fornecer um ponto focal calmante.
Sessão 1 | Brainspotting com crianças e adolescentes: dissolvendo o trauma e descobrindo a alegria!
Os participantes terão como objetivos: explorar como o Brainspotting com crianças e adolescentes é semelhante e diferente do Brainspotting com adultos.
Sessão de encerramento do congresso
Na sessão de encerramento da 1ª Conferência Internacional de Brainspotting, David Grand, criador e desenvolvedor do Brainspotting e Cristiane Ramos, presidente da Associação Brasileira de Brainspotting, proferiram as últimas palavras.