
o conteúdo
cadastre-se gratuitamente
e tenha acesso ao seguinte conteúdo
Cadastre-se agora e garanta seu acesso ao conteúdo exclusivo do
1º Congresso Internacional de Brainspotting.
Sessão 12 | Dissociação peritraumática e o Brainspotting como possibilidade de intervenção
Patrícia Mattos, Programa de Atendimento e Pesquisa em Violência (PROVE) – UNIFESP, Brazil
Sessão 15 | Eliminação de pesadelos de incidentes de trauma usando o Brainspotting

Incidentes de trauma não resolvidos podem se manifestar em pesadelos perturbadores que, sem intervenção, podem ocorrer intermitentemente ao longo da vida. Enquanto certos medicamentos têm ajudado no sono e não há memória do pesadelo, a pesquisa mostra que eles não são duradouros e podem causar efeitos colaterais leves a graves. Os participantes ganharão conhecimento sobre como e por que os pesadelos são armazenados no cérebro e no corpo e aprenderão como o Brainspotting pode ser usado para eliminar o pesadelo recorrente, aumentando assim a cura do incidente de trauma.
Sessão 19 | Trabalhando com Brainspotting e theraplay (com a teoria do apego)

Nesta apresentação vou: compartilhar o trabalho que tenho feito com o Brainspotting e o Theraplay; compartilhar a teoria Theraplay e como ela funciona com o Brainspotting; mostre como trabalhar com anexo e Brainspotting.
Sessão 24 | Cura no espaço entre as palavras; explorando a interseção de Brainspotting, neurobiologia e física quântica
Sessão 20 | O Brainspotting e a Mitologia Pessoal – o sexo sagrado

O objetivo será apresentar o Brainspotting como ferramenta para uma oficina de mitologia pessoal que trata do tema “O Sexo Sagrado”. Nesta oficina os participantes terão a oportunidade de aprender sobre alguns mitos que tratam do Sexo Sagrado. Paralelamente, experiências pessoais relativas a esse tema podem ser acessadas por meio de uma dinâmica que utiliza recursos do Brainspotting. Os mitos principais a serem apresentados vêm do cristianismo, hinduísmo e taoísmo. Os participantes poderão revisitar suas experiências de sexualidade e sacralidade, bem como terão uma nova referência para o uso do Brainspotting.
Sessão de encerramento do congresso
Na sessão de encerramento da 1ª Conferência Internacional de Brainspotting, David Grand, criador e desenvolvedor do Brainspotting e Cristiane Ramos, presidente da Associação Brasileira de Brainspotting, proferiram as últimas palavras.
Grand agradeceu a toda equipe que trabalhou na Conferência e descreveu a realização e participação na mesma como uma “experiência espiritual”.
Ele sugeriu que se olhasse para a Conferência como uma sessão de brainspotting, explicando que assim como “a mudança não começa na sessão; acontece após a sessão e entre as sessões”, gostaria que no período entre essa Conferência e a próxima, houvesse “aprendizado, crescimento, integração e cura”. Destacou, ainda, a importância de se observar esse período com curiosidade e de nos mantermos todos conectados.
Ramos disse que a comissão organizadora estava muito grata pelo reconhecimento e carinho de todos. Acrescentou que desejava que as trocas ocorridas na Conferência pudessem ser a “semente da germinação de projetos futuros que estimulem a criatividade, aprimorem a prática, motivem a realização de trabalhos científicos, mobilizem ajuda humanitária”.
Finalizou agradecendo e homenageando a comissão organizadora e os keynotes David Grand, Mario Salvador, Damir Delmont e Thomas Webber.
Sessão 16 | Como direcionar e identificar focos de processamento em Brainspotting no trabalho de orientação de pais e cuidadores
Daniel Gabarra, Associação Brasileira de Brainspotting, Brazil
Sessão 1 | Brainspotting com crianças e adolescentes: dissolvendo o trauma e descobrindo a alegria!
Mark Grixti, SPS, UK; Martha Jacobi, Brainspotting Happens!, USA; Monika Baumann, Private Practice, Paraguay / Austria
Os participantes terão como objetivos: explorar como o Brainspotting com crianças e adolescentes é semelhante e diferente do Brainspotting com adultos; aprender a trabalhar com os processos do desenvolvimento da criança no Brainspotting clínico; aprender maneiras criativas, espontâneas e integrativas de usar Brainspotting com crianças, adolescentes e suas famílias; descobrir o quão alegre e efetivo o Brainspotting com crianças e adolescentes pode ser. Essa apresentação prática e animada compartilha a experiência de terapeutas de três continentes na adaptação do Brainspotting ao seu trabalho com crianças, adolescentes e suas famílias, numa variedade de cenários clínicos, culturais e linguísticos. Tópicos abordados: questões desenvolvimentais e relacionais relevantes ao Brainspotting com essa população; o trabalho com a Moldura de Sintonia Dual no contexto da família e comunidade; a integração do Brainspotting comas artes criativas e ludoterapias; o Brainspotting para desempenho em esportes e artes, com jovens.
Sessão 9 | Mantendo-se na cauda do cometa: o princípio da incerteza – da física de partículas à neurobiologia, à prática do Brainspotting
Deborah Antinori, Davison Counseling Center, USA; Martha Jacobi, Brainspotting Happens!, USA; Christine Ranck, Private Practice, USA
Sessão 10 | Integrando o Brainspotting com a terapia de relacionamento imago: criando uma conexão consciente com os casais

Mais de 20 horas em vídeos
Um ano de acesso total
Desconto para associados ABBSP