
o conteúdo
cadastre-se gratuitamente
e tenha acesso ao seguinte conteúdo
Cadastre-se agora e garanta seu acesso ao conteúdo exclusivo do
1º Congresso Internacional de Brainspotting.
Sessão 12 | Dissociação peritraumática e o Brainspotting como possibilidade de intervenção
Patrícia Mattos, Programa de Atendimento e Pesquisa em Violência (PROVE) – UNIFESP, Brazil
Sessão 24 | Cura no espaço entre as palavras; explorando a interseção de Brainspotting, neurobiologia e física quântica
Sessão 11 | Exercícios centrados no corpo para apoiar o Brainspotting

O corpo físico só pode estar presente; não pode existir em traumas passados ou no pior cenário do futuro. Eu ensino ferramentas que complementam a atenção plena do Brainspotting e ajudam os clientes a confiar na sabedoria não-verbal (subcortical) de seus corpos. À medida que aprendem esses exercícios, eles têm o poder de apoiar, acalmar e se abastecer fora das sessões. Estes exercícios são apoiados pela ciência relacionada à estimulação do nervo vago e à regulação do sistema nervoso, explicada nesta apresentação experiencial. Apresento as informações acompanhadas de slides em power point, bem como os principais membros da audiência (terapeutas) através de alguns dos exercícios, para que eles possam experimentar o benefício em primeira mão. Eu toco em conceitos como atenção plena, interocepção, produção de telomerase, sistema nervoso periférico, teoria polivagal de Stephen Porges e ressonância límbica, para citar alguns, para explicar completamente os benefícios do Brainspotting e outras modalidades somáticas. No meu trabalho com clientes, os exercícios provaram ser ferramentas essenciais à medida que os clientes observam os gatilhos e fazem novas escolhas com base em um novo ponto de referência nascido de um nível mais alto de facilidade física.
Sessão de encerramento do congresso
Na sessão de encerramento da 1ª Conferência Internacional de Brainspotting, David Grand, criador e desenvolvedor do Brainspotting e Cristiane Ramos, presidente da Associação Brasileira de Brainspotting, proferiram as últimas palavras.
Grand agradeceu a toda equipe que trabalhou na Conferência e descreveu a realização e participação na mesma como uma “experiência espiritual”.
Ele sugeriu que se olhasse para a Conferência como uma sessão de brainspotting, explicando que assim como “a mudança não começa na sessão; acontece após a sessão e entre as sessões”, gostaria que no período entre essa Conferência e a próxima, houvesse “aprendizado, crescimento, integração e cura”. Destacou, ainda, a importância de se observar esse período com curiosidade e de nos mantermos todos conectados.
Ramos disse que a comissão organizadora estava muito grata pelo reconhecimento e carinho de todos. Acrescentou que desejava que as trocas ocorridas na Conferência pudessem ser a “semente da germinação de projetos futuros que estimulem a criatividade, aprimorem a prática, motivem a realização de trabalhos científicos, mobilizem ajuda humanitária”.
Finalizou agradecendo e homenageando a comissão organizadora e os keynotes David Grand, Mario Salvador, Damir Delmont e Thomas Webber.
Sessão 16 | Como direcionar e identificar focos de processamento em Brainspotting no trabalho de orientação de pais e cuidadores
Daniel Gabarra, Associação Brasileira de Brainspotting, Brazil
Sessão 10 | Integrando o Brainspotting com a terapia de relacionamento imago: criando uma conexão consciente com os casais

Sessão 14 | Brainspotting com trabalho sutural cranial osteopático para integrar o mesencéfalo ao sistema nervoso proprioceptivo

Os objetivos são explorar e ensinar a integração dos cérebros do cérebro médio com os reflexos proprioadaptativos contidos nas suturas do crânio.
A dura-máter forma o periósteo dentro do crânio e se liga à parte externa do crânio através das suturas. As suturas squamosal, lamdoide e sagital contêm receptores para os nervos cervical, torácico e lombar respectivamente, e conectados ao cérebro apropriado, redefinem a hiperatividade neural do sistema nervoso simpático. A história da Craniopatia e a capacidade de integração do Brainspotting na cura do trauma do sistema nervoso serão discutidas. Um paciente será tratado com uma lesão musculoesquelética e uma demonstração será feita com Brainspotting para mostrar como os sistemas nervosos cerebrais e proprioceptivos podem ser integrados. A discussão seguirá com uma técnica simples para ensinar aos pacientes como redefinir a tensão da coluna vertebral usando uma mancha cerebral com vetores de 2 pontos do crânio.
Sessão 21 | Em sincronia com o Brainspotting: A influência dos sentidos, da coerência e da variação do ritmo cardíaco na sintonia dual

Objetivo: aumentar as habilidades do terapeuta para criar sintonia através de achados da ciência moderna. Essa apresentação simplifica os achados científicos modernos relacionados a como o profissional influencia a estabilidade interna e o sistema nervoso do cliente. Examinaremos a resposta do sistema nervoso ao estresse, assim como as mensagens-chave que nosso sistema nervoso integra para determinar segurança e/ou estabilidade num relacionamento. Os dados científicos apresentados são integrados a partir de uma combinação de resultados de pesquisa do Institute of Heartmath, do Trauma Center em Boston, da teoria polivagal de Porges e dos conceitos do Brainspotting International. Examinaremos o papel do profissional através dos cinco sentidos e outros inputs sensoriais teorizados, que podem ser acessados para estabelecer mais efetivamente uma janela terapêutica conhecida como coerência. Também examinaremos o impacto que o terapeuta pode ter em variáveis-chave quando está fora de sincronia. Haverá um exame de questões que podem ter influência, como dissociação e hipersensibilidade interpessoal. Um conjunto de mensurações da variação do ritmo cardíaco e do ECG realizadas em momentos oportunos durante a sessão e demonstrações ao vivo de mensuração da variação do ritmo cardíaco serão usados para demonstrar como acessar a sincronia de maneira mais efetiva na terapia.
Sessão 20 | O Brainspotting e a Mitologia Pessoal – o sexo sagrado

O objetivo será apresentar o Brainspotting como ferramenta para uma oficina de mitologia pessoal que trata do tema “O Sexo Sagrado”. Nesta oficina os participantes terão a oportunidade de aprender sobre alguns mitos que tratam do Sexo Sagrado. Paralelamente, experiências pessoais relativas a esse tema podem ser acessadas por meio de uma dinâmica que utiliza recursos do Brainspotting. Os mitos principais a serem apresentados vêm do cristianismo, hinduísmo e taoísmo. Os participantes poderão revisitar suas experiências de sexualidade e sacralidade, bem como terão uma nova referência para o uso do Brainspotting.
Sessão 25 | David Grand e Randy Weled | Partes 1, 2 e 3

Esse vídeo inicia-se com a apresentação de um vídeo de um atendimento feito por Dr. Grand dezoito meses antes durante um treinamento realizado nos Estados Unidos. Ele ressaltou que essa foi uma das demonstrações mais fenomenais que já havia feito em um treinamento em qualquer lugar do mundo e uma das mais significativas para ele.
Mais de 20 horas em vídeos
Um ano de acesso total
Desconto para associados ABBSP