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1º Congresso Internacional de Brainspotting.

Sessão 14 | Brainspotting com trabalho sutural cranial osteopático para integrar o mesencéfalo ao sistema nervoso proprioceptivo

Bruce Davis, Center for Structural Medicine, USA
Os objetivos são explorar e ensinar a integração dos cérebros do cérebro médio com os reflexos proprioadaptativos contidos nas suturas do crânio.
A dura-máter forma o periósteo dentro do crânio e se liga à parte externa do crânio através das suturas. As suturas squamosal, lamdoide e sagital contêm receptores para os nervos cervical, torácico e lombar respectivamente, e conectados ao cérebro apropriado, redefinem a hiperatividade neural do sistema nervoso simpático. A história da Craniopatia e a capacidade de integração do Brainspotting na cura do trauma do sistema nervoso serão discutidas. Um paciente será tratado com uma lesão musculoesquelética e uma demonstração será feita com Brainspotting para mostrar como os sistemas nervosos cerebrais e proprioceptivos podem ser integrados. A discussão seguirá com uma técnica simples para ensinar aos pacientes como redefinir a tensão da coluna vertebral usando uma mancha cerebral com vetores de 2 pontos do crânio.

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Sessão 9 | Mantendo-se na cauda do cometa: o princípio da incerteza – da física de partículas à neurobiologia, à prática do Brainspotting

Deborah Antinori, Davison Counseling Center, USA; Martha Jacobi, Brainspotting Happens!, USA; Christine Ranck, Private Practice, USA

Os participantes: aprenderão as teorias científicas da física e da neurobiologia que apoiam o “Princípio da Incerteza” do Brainspotting; observarão e farão uma reflexão sobre a aplicação do Princípio da Incerteza na prática clínica. O “Princípio da Incerteza” é um dos conceitos teóricos centrais no Brainspotting. Os apresentadores combinarão seus conhecimentos especializados em física quântica (Ranck), neurociência (Antinori) e prática clínica (Jacobi) para operacionalizar o uso do Princípio da Incerteza no Brainspotting. Tópicos que serão incluídos: o desenvolvimento, a explicação e a aplicação por Heisenberg do Princípio da Incerteza na física, incluindo discussão de “realidade” e “percepção”; como o Princípio da Incerteza é evocado e apoiado pela sintonia relacional e neurobiológica, fundamentada na Neurobiologia Interpessoal, Neurociência Afetiva e Teoria Polivagal; como a imagem de “manter-se na cauda do cometa” está relacionada à prática clínica, quando há necessidade de estreitar a Moldura de Sintonia Dual (em casos de “TEPT extremamente complexo”) ou ampliá-la (na ampliação da criatividade).

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Sessão 12 | Dissociação peritraumática e o Brainspotting como possibilidade de intervenção

Patrícia Mattos, Programa de Atendimento e Pesquisa em Violência (PROVE) – UNIFESP, Brazil

Esta atividade oferece (1) uma breve revisão sobre os conceitos de dissociação no campo do trauma e sua relação com transtornos pós-traumáticos. (2) Apresenta uma proposta de dissociação peritraumática partindo da descrição de pacientes (estudo qualitativo). (3) Justifica, a partir desta proposta e suas possíveis bases neurofisiológicas, o uso do Brainspotting como possibilidade de intervenção terapêutica. (4) Ilustra o tema com breves vinhetas clínicas. A dissociação peritraumática tem sido considerada um elemento importante para o desenvolvimento de transtornos pós-traumáticos, mas não há consenso quanto a seu conceito. Para melhor compreender a dissociação peritraumática, examinamos entrevistas de 8 pacientes que sofreram violência urbana até 1 mês após o evento traumático. As alterações relatadas foram codificadas em (A) suas impressões relativas ao mundo interno (a unidade mente/ corpo), (B) aos objetos e ao meio externo, (C) e sobre as impressões de terceiros. A dissociação peritraumática foi elaborada como uma incapacidade da síntese entre estímulos emergentes do meio interno e do meio externo, incluindo o fluxo espaço-tempo, mesmo com ferramentas cognitivo-perceptuais íntegras. Esta síntese dá à consciência a qualidade de coerência e significado para totalidade perceptiva, possibilitando a existência, e está relacionada ao sistema tálamo-cortical. O Brainspotting é uma possível intervenção para a resolução do trauma e a restauração dessa síntese, através de um processamento tálamo-cortical eletrofisiologicamente coerente.
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Sessão 21 | Em sincronia com o Brainspotting: A influência dos sentidos, da coerência e da variação do ritmo cardíaco na sintonia dual

Steve Sawyer, New Vision Wilderness Therapy, USA
Objetivo: aumentar as habilidades do terapeuta para criar sintonia através de achados da ciência moderna. Essa apresentação simplifica os achados científicos modernos relacionados a como o profissional influencia a estabilidade interna e o sistema nervoso do cliente. Examinaremos a resposta do sistema nervoso ao estresse, assim como as mensagens-chave que nosso sistema nervoso integra para determinar segurança e/ou estabilidade num relacionamento. Os dados científicos apresentados são integrados a partir de uma combinação de resultados de pesquisa do Institute of Heartmath, do Trauma Center em Boston, da teoria polivagal de Porges e dos conceitos do Brainspotting International. Examinaremos o papel do profissional através dos cinco sentidos e outros inputs sensoriais teorizados, que podem ser acessados para estabelecer mais efetivamente uma janela terapêutica conhecida como coerência. Também examinaremos o impacto que o terapeuta pode ter em variáveis-chave quando está fora de sincronia. Haverá um exame de questões que podem ter influência, como dissociação e hipersensibilidade interpessoal. Um conjunto de mensurações da variação do ritmo cardíaco e do ECG realizadas em momentos oportunos durante a sessão e demonstrações ao vivo de mensuração da variação do ritmo cardíaco serão usados para demonstrar como acessar a sincronia de maneira mais efetiva na terapia.

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Sessão 2 | BSP e imagens: uso de “Picture Gazing” para equilibrar o SNS-PNS e melhorar a sintonização

Kate Cohen-Posey, Serviços Psiquiátricos e Psicológicos – Diretora, USA

Os participantes estudarão o uso de imagens para aumentar a ativação e, inversamente, para fornecer um ponto focal calmante. Exercícios experienciais, revisão de pesquisa, demonstração e discussão serão usados ​​para examinar o papel das imagens e símbolos na brainspotting de “observação de imagens” (BSP). Os efeitos estimulantes e calmantes das imagens serão experimentados através de exercícios de personificação e identificação. A discussão considerará a possibilidade de que (1) as imagens negativas aumentem as emoções perturbadoras; e (2) imagens que personificam qualidades específicas de angústia e recursos internos ajudam na sintonização. Pesquisas neurocientíficas pertinentes serão compartilhadas: imagens negativas ativam o córtex pré-frontal direito (CPF), com fortes conexões com a amígdala, e imagens positivas ativam o CPF esquerdo que, por sua vez, pode inibir a amígdala. Uma demonstração mostrará como integrar imagens com o BSP, fazendo apenas pequenas modificações. Depois de observar este protocolo de observação de imagens, pode-se avaliar o poder das imagens positivas (como pontos de atenção) para auxiliar a mudança do sistema nervoso de luta contra o vôo (SNS) para o sistema nervoso central (PNS). Em particular, o poder das imagens para exteriorizar conscientemente o sofrimento e provocar associações e percepções relevantes será testemunhado.

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Sessão 4 | Foco e sintonia: o poder do Brainspotting em grupo

Cristiane Damaso, Polícia Civil do Distrito Federal, Associação Brasileira de Brainspotting, Brazil

O objetivo será ministrar orientações sobre diferentes formas de se praticar Brainspotting em grupo de adultos, de modo a voltar-se para realidades institucionais, e outras onde profissionais tenham que atender um público maior em um intervalo menor de tempo, sendo inviável a prática clínica individual. Poderão participar profissionais que tenham pelo menos a fase 1 da formação de Brainspotting, e que tenham experiências em trabalhar com grupos. Pretende-se com este trabalho auxiliar a integração do Brainspotting às diferentes abordagens de psicoterapia de grupo, tais como terapia familiar, terapia comunitária, psicologia do esporte. Será também realizado orientação de como formar grupos terapêuticos de Brainspotting, tanto homogêneos, com foco em problemas semelhantes, quanto heterogêneos, com diferentes tipos de problemas, com indicações de escalas e questionário para registro dos dados. Neste estudo será realizada uma parte teórica e outra parte vivencial.
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Sessão de encerramento do congresso

Na sessão de encerramento da 1ª Conferência Internacional de Brainspotting, David Grand, criador e desenvolvedor do Brainspotting e Cristiane Ramos, presidente da Associação Brasileira de Brainspotting, proferiram as últimas palavras.

Grand agradeceu a toda equipe que trabalhou na Conferência e descreveu a realização e participação na mesma como uma “experiência espiritual”.

Ele sugeriu que se olhasse para a Conferência como uma sessão de brainspotting, explicando que assim como “a mudança não começa na sessão; acontece após a sessão e entre as sessões”, gostaria que no período entre essa Conferência e a próxima, houvesse “aprendizado, crescimento, integração e cura”. Destacou, ainda, a importância de se observar esse período com curiosidade e de nos mantermos todos conectados.

Ramos disse que a comissão organizadora estava muito grata pelo reconhecimento e carinho de todos. Acrescentou que desejava que as trocas ocorridas na Conferência pudessem ser a “semente da germinação de projetos futuros que estimulem a criatividade, aprimorem a prática, motivem a realização de trabalhos científicos, mobilizem ajuda humanitária”.

Finalizou agradecendo e homenageando a comissão organizadora e os keynotes David Grand, Mario Salvador, Damir Delmont e Thomas Webber.

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Sessão 24 | Cura no espaço entre as palavras; explorando a interseção de Brainspotting, neurobiologia e física quântica

Susan Pinco, Integrative Psychotherapy, LLC, USA
Brainspotting, Ericksonian Hypnosis, PNL e Psicologia Social nos ensinam a importância da metacomunicação e o poder do tom, ritmo e vários outros elementos para-verbais. Este seminário se concentrará em um elemento particular de meta-comunicação; silêncio. Silêncio como ocorre dentro do contexto da fala e dentro do contexto de nossas sessões. Ao participar deste seminário, os participantes experimentarão novas formas de pensar, extrair e utilizar o silêncio, a partir de elementos do Brainspottingtm, da Hipnose Ericksoniana, da atenção plena, da física quântica, da neurobiologia interpessoal e de terapias orientadas somaticamente. Os participantes serão encorajados a repensar sua relação com o espaço entre as palavras e desenvolver técnicas que melhorem sua própria paleta e a de seus clientes; eficácia amplificadora tanto dentro como entre as sessões; ser capaz de diferenciar entre o silêncio estruturado e não estruturado e demonstrar duas maneiras de utilizar tanto o silêncio estruturado dentro do contexto do Brainspotting; expandir sua compreensão de como o silêncio pode ser usado para promover a relação entre terapeuta e cliente e dentro do sistema cliente (ie: entre estados de ego) e ser capaz de identificar as técnicas que podem ser utilizadas para facilitar este processo e articular por que elas são eficazes .

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Sessão 18 | Brainspotting em perspectiva religiosa e espiritual comparativa

Martha Jacobi, Brainspotting Happens!, USA
Os participantes irão: aprender como lidar com clientes com convicções religiosas / espirituais, especialmente quando as crenças do cliente diferem das do terapeuta; aprender como identificar e usar o Brainspotting para ajudar os clientes a processar traumas religio-espirituais e questões da vida, incluindo perda de fé, abuso por profissionais religiosos / espirituais e discernimento de vida / vocacional; familiarizar-se com a teologia comparativa e o método teológico pastoral comparativo desenvolvido pelo autor; explorar maneiras de integrar Brainspotting em locais de cuidados religiosos / espirituais, à luz de paralelismos teóricos e teológicos e dissonância. Os clientes de terapia, de muitos caminhos religiosos e espirituais, freqüentemente relatam mudanças transformacionais que são espirituais, emocionais, psicológicas e físicas. Este workshop participativo, enraizado na prática de psicoterapia pastoral do autor, irá comparar a “atenção focada” do Brainspotting com as práticas contemplativas, e explorar formas de usar o Brainspotting no trabalho com preocupações religio-espirituais que surgem na psicoterapia. O seminário apresentará o método teológico pastoral comparativo desenvolvido pelo autor e relatará e ampliará sua pesquisa sobre as aplicações do Brainspotting na práxis de cuidado das tradições religiosas / espirituais.

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Sessão 1 | Brainspotting com crianças e adolescentes: dissolvendo o trauma e descobrindo a alegria!

Mark Grixti, SPS, UK; Martha Jacobi, Brainspotting Happens!, USA; Monika Baumann, Private Practice, Paraguay / Austria

Os participantes terão como objetivos: explorar como o Brainspotting com crianças e adolescentes é semelhante e diferente do Brainspotting com adultos; aprender a trabalhar com os processos do desenvolvimento da criança no Brainspotting clínico; aprender maneiras criativas, espontâneas e integrativas de usar Brainspotting com crianças, adolescentes e suas famílias; descobrir o quão alegre e efetivo o Brainspotting com crianças e adolescentes pode ser. Essa apresentação prática e animada compartilha a experiência de terapeutas de três continentes na adaptação do Brainspotting ao seu trabalho com crianças, adolescentes e suas famílias, numa variedade de cenários clínicos, culturais e linguísticos. Tópicos abordados: questões desenvolvimentais e relacionais relevantes ao Brainspotting com essa população; o trabalho com a Moldura de Sintonia Dual no contexto da família e comunidade; a integração do Brainspotting comas artes criativas e ludoterapias; o Brainspotting para desempenho em esportes e artes, com jovens.

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