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1º Congresso Internacional de Brainspotting.
Sessão 14 | Brainspotting com trabalho sutural cranial osteopático para integrar o mesencéfalo ao sistema nervoso proprioceptivo

Os objetivos são explorar e ensinar a integração dos cérebros do cérebro médio com os reflexos proprioadaptativos contidos nas suturas do crânio.
A dura-máter forma o periósteo dentro do crânio e se liga à parte externa do crânio através das suturas. As suturas squamosal, lamdoide e sagital contêm receptores para os nervos cervical, torácico e lombar respectivamente, e conectados ao cérebro apropriado, redefinem a hiperatividade neural do sistema nervoso simpático. A história da Craniopatia e a capacidade de integração do Brainspotting na cura do trauma do sistema nervoso serão discutidas. Um paciente será tratado com uma lesão musculoesquelética e uma demonstração será feita com Brainspotting para mostrar como os sistemas nervosos cerebrais e proprioceptivos podem ser integrados. A discussão seguirá com uma técnica simples para ensinar aos pacientes como redefinir a tensão da coluna vertebral usando uma mancha cerebral com vetores de 2 pontos do crânio.
Sessão 9 | Mantendo-se na cauda do cometa: o princípio da incerteza – da física de partículas à neurobiologia, à prática do Brainspotting
Deborah Antinori, Davison Counseling Center, USA; Martha Jacobi, Brainspotting Happens!, USA; Christine Ranck, Private Practice, USA
Sessão 12 | Dissociação peritraumática e o Brainspotting como possibilidade de intervenção
Patrícia Mattos, Programa de Atendimento e Pesquisa em Violência (PROVE) – UNIFESP, Brazil
Sessão 21 | Em sincronia com o Brainspotting: A influência dos sentidos, da coerência e da variação do ritmo cardíaco na sintonia dual

Objetivo: aumentar as habilidades do terapeuta para criar sintonia através de achados da ciência moderna. Essa apresentação simplifica os achados científicos modernos relacionados a como o profissional influencia a estabilidade interna e o sistema nervoso do cliente. Examinaremos a resposta do sistema nervoso ao estresse, assim como as mensagens-chave que nosso sistema nervoso integra para determinar segurança e/ou estabilidade num relacionamento. Os dados científicos apresentados são integrados a partir de uma combinação de resultados de pesquisa do Institute of Heartmath, do Trauma Center em Boston, da teoria polivagal de Porges e dos conceitos do Brainspotting International. Examinaremos o papel do profissional através dos cinco sentidos e outros inputs sensoriais teorizados, que podem ser acessados para estabelecer mais efetivamente uma janela terapêutica conhecida como coerência. Também examinaremos o impacto que o terapeuta pode ter em variáveis-chave quando está fora de sincronia. Haverá um exame de questões que podem ter influência, como dissociação e hipersensibilidade interpessoal. Um conjunto de mensurações da variação do ritmo cardíaco e do ECG realizadas em momentos oportunos durante a sessão e demonstrações ao vivo de mensuração da variação do ritmo cardíaco serão usados para demonstrar como acessar a sincronia de maneira mais efetiva na terapia.
Sessão 2 | BSP e imagens: uso de “Picture Gazing” para equilibrar o SNS-PNS e melhorar a sintonização
Kate Cohen-Posey, Serviços Psiquiátricos e Psicológicos – Diretora, USA
Os participantes estudarão o uso de imagens para aumentar a ativação e, inversamente, para fornecer um ponto focal calmante. Exercícios experienciais, revisão de pesquisa, demonstração e discussão serão usados para examinar o papel das imagens e símbolos na brainspotting de “observação de imagens” (BSP). Os efeitos estimulantes e calmantes das imagens serão experimentados através de exercícios de personificação e identificação. A discussão considerará a possibilidade de que (1) as imagens negativas aumentem as emoções perturbadoras; e (2) imagens que personificam qualidades específicas de angústia e recursos internos ajudam na sintonização. Pesquisas neurocientíficas pertinentes serão compartilhadas: imagens negativas ativam o córtex pré-frontal direito (CPF), com fortes conexões com a amígdala, e imagens positivas ativam o CPF esquerdo que, por sua vez, pode inibir a amígdala. Uma demonstração mostrará como integrar imagens com o BSP, fazendo apenas pequenas modificações. Depois de observar este protocolo de observação de imagens, pode-se avaliar o poder das imagens positivas (como pontos de atenção) para auxiliar a mudança do sistema nervoso de luta contra o vôo (SNS) para o sistema nervoso central (PNS). Em particular, o poder das imagens para exteriorizar conscientemente o sofrimento e provocar associações e percepções relevantes será testemunhado.
Sessão 4 | Foco e sintonia: o poder do Brainspotting em grupo
Cristiane Damaso, Polícia Civil do Distrito Federal, Associação Brasileira de Brainspotting, Brazil
Sessão de encerramento do congresso
Na sessão de encerramento da 1ª Conferência Internacional de Brainspotting, David Grand, criador e desenvolvedor do Brainspotting e Cristiane Ramos, presidente da Associação Brasileira de Brainspotting, proferiram as últimas palavras.
Grand agradeceu a toda equipe que trabalhou na Conferência e descreveu a realização e participação na mesma como uma “experiência espiritual”.
Ele sugeriu que se olhasse para a Conferência como uma sessão de brainspotting, explicando que assim como “a mudança não começa na sessão; acontece após a sessão e entre as sessões”, gostaria que no período entre essa Conferência e a próxima, houvesse “aprendizado, crescimento, integração e cura”. Destacou, ainda, a importância de se observar esse período com curiosidade e de nos mantermos todos conectados.
Ramos disse que a comissão organizadora estava muito grata pelo reconhecimento e carinho de todos. Acrescentou que desejava que as trocas ocorridas na Conferência pudessem ser a “semente da germinação de projetos futuros que estimulem a criatividade, aprimorem a prática, motivem a realização de trabalhos científicos, mobilizem ajuda humanitária”.
Finalizou agradecendo e homenageando a comissão organizadora e os keynotes David Grand, Mario Salvador, Damir Delmont e Thomas Webber.
Sessão 24 | Cura no espaço entre as palavras; explorando a interseção de Brainspotting, neurobiologia e física quântica
Sessão 18 | Brainspotting em perspectiva religiosa e espiritual comparativa

Os participantes irão: aprender como lidar com clientes com convicções religiosas / espirituais, especialmente quando as crenças do cliente diferem das do terapeuta; aprender como identificar e usar o Brainspotting para ajudar os clientes a processar traumas religio-espirituais e questões da vida, incluindo perda de fé, abuso por profissionais religiosos / espirituais e discernimento de vida / vocacional; familiarizar-se com a teologia comparativa e o método teológico pastoral comparativo desenvolvido pelo autor; explorar maneiras de integrar Brainspotting em locais de cuidados religiosos / espirituais, à luz de paralelismos teóricos e teológicos e dissonância. Os clientes de terapia, de muitos caminhos religiosos e espirituais, freqüentemente relatam mudanças transformacionais que são espirituais, emocionais, psicológicas e físicas. Este workshop participativo, enraizado na prática de psicoterapia pastoral do autor, irá comparar a “atenção focada” do Brainspotting com as práticas contemplativas, e explorar formas de usar o Brainspotting no trabalho com preocupações religio-espirituais que surgem na psicoterapia. O seminário apresentará o método teológico pastoral comparativo desenvolvido pelo autor e relatará e ampliará sua pesquisa sobre as aplicações do Brainspotting na práxis de cuidado das tradições religiosas / espirituais.
Sessão 1 | Brainspotting com crianças e adolescentes: dissolvendo o trauma e descobrindo a alegria!
Mark Grixti, SPS, UK; Martha Jacobi, Brainspotting Happens!, USA; Monika Baumann, Private Practice, Paraguay / Austria
Os participantes terão como objetivos: explorar como o Brainspotting com crianças e adolescentes é semelhante e diferente do Brainspotting com adultos; aprender a trabalhar com os processos do desenvolvimento da criança no Brainspotting clínico; aprender maneiras criativas, espontâneas e integrativas de usar Brainspotting com crianças, adolescentes e suas famílias; descobrir o quão alegre e efetivo o Brainspotting com crianças e adolescentes pode ser. Essa apresentação prática e animada compartilha a experiência de terapeutas de três continentes na adaptação do Brainspotting ao seu trabalho com crianças, adolescentes e suas famílias, numa variedade de cenários clínicos, culturais e linguísticos. Tópicos abordados: questões desenvolvimentais e relacionais relevantes ao Brainspotting com essa população; o trabalho com a Moldura de Sintonia Dual no contexto da família e comunidade; a integração do Brainspotting comas artes criativas e ludoterapias; o Brainspotting para desempenho em esportes e artes, com jovens.
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